Borussia Dortmund

De Porcopedia - A Enciclopedia do Palmeiras

Tabela de conteúdo

Clube

Nome do Clube: Ballspielverein Borussia 09 e.V. Dortmund
Cidade: Dortmund, Alemanha Alemanha
Data de Fundação: 19 de dezembro de 1909
Estádio:
Mando: Signal Iduna Park
Site: http://www.bvb.de/
História: O clube foi fundado em 19 de dezembro de 1909 por um grupo de jovens insatisfeitos com a igreja Trinity Youth, que os patrocinava, onde jogavam sob o olhar severo e insensível do pároco local. O Padre Dewald foi impedido de entrar a fim de cancelar a reunião em um pub local chamado Zum Wildschütz.

O nome Borussia é o latim para Prússia mas foi retirado da cerveja da cervejaria Borussia, localizada nas proximidades de Dortmund. O primeiro uniforme era camisa azul com listras brancas e uma faixa vermelha e shorts pretos. Em 1913 eles mudaram para as listras pretas e amarelas que continuam até hoje.

Nas décadas seguintes a equipe sobreviveu tendo um sucesso modesto jogando em ligas locais. Em 1929 tiveram decretada a falência depois de uma tentativa de melhorar o clube contratando jogadores profissionais pagos que deixou a equipe com uma dívida grande. Sobreviveram exclusivamente da generosidade de um torcedor local que quitou a dívida do próprio bolso.

A década de 30 viu a ascensão do Terceiro Reich, que reestruturou os esportes para atender os objetivos do regime. O presidente do Borussia foi substituído por se recusar a se unir ao Partido Nazista e alguns membros que usavam o escritório do clube para produzir panfletos anti-nazista foram executados nos últimos dias da guerra. Após a guerra, como toda organização na Alemanha, o Borussia foi dissolvido pelas autoridades de ocupação dos Aliados na tentativa de distanciar as instituições de um passado recente nazista. Houve até uma tentativa de curta duração a fim de unir o Borussia a outros dois clubes, o Werksportgemeinschaft Hoesch e o Freier Sportverein 98, tornando-se uma única equipe chamada Sportgemeinschaft Borussia von 1898. Mas foi como Ballspiel-Verein Borussia (BVB) que eles fizeram sua primeira aparição na final da Liga Nacional de 1949.

Desde 1974 o Borussia manda seus jogos no Westfalenstadion, o maior estádio da Alemanha. É o clube com melhor média de público do mundo e seu apelido é "die Schwarzgelben", os preto e amarelos. Tem uma longa rivalidade com o Schalke 04 conhecida como Revierderby e também com o Bayern de Munique.


Estatísticas

Retrospectos

Geral

Confronto Jogos Vitórias Empates Derrotas Gols Feitos Gols Sofridos Saldo de Vitórias
Palmeiras x Borussia Dortmund 1 1 0 0 6 1 +1
Última Atualização: 16 de abril de 2010


Primeiro Jogo

  • No Brasil
Palmeiras Borussia Dortmund
Copa Euro-América (1)
22 de janeiro de 1996
3ª-feira, 22:40h
Brasil Palmeiras 6 x 0 Alemanha Borussia Dortmund Estádio: Castelão, Fortaleza (CE)
Público: n/d
Renda: n/d
Árbitro: Marco Antônio Collares Brasil (CE)
Rivaldo (p,24') do 1ºt
Luizão (42') do 1ºt
Rivaldo (24') do 2ºt
Cafu (34') do 2ºt
Rivaldo (39') do 2ºt
Elivélton (43') do 2ºt
Gol Tretschok (08') do 2ºt
Velloso; Gustavo, Sandro (Cláudio), Cléber (Tonhão) e Júnior; Galeano, Cafu, Marco Osio (Elivélton) e Rivaldo; Müller e Luizão (Wagner).
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Wolfgang de Beer; Stefan Reuter, Bodo Schmidt, Matthias Sammer e Jörg Heinrich; Kutowski, Steffen Freund, Andreas Möller e Knut Reinhardt (Carsten Wolters); Stephane Chapuisat (René Tretschok) e Karl-Heinz Riedle (Heiko Herrlich).
Técnico: Ottmar Hitzfeld


Curiosidades

As equipes se enfrentaram em Fortaleza na disputa da Copa Euro-América.


Maiores Goleadas

O Palmeiras goleou o Borussia Dortmun por 6x1 no único confronto entre as equipes.


Placares

Não houve repetição de placar.


Jogos

  • 1996 - 6x1 - Castelão, Fortaleza (BRA) - Copa Euro-América (22/01/1996) Gol Rivaldo (3), Luizão, Cafu, Elivélton


Artilheiros

Gols
Artilheiro(s)
3 Rivaldo
1 Cafu
Elivélton
Luizão

Ferramentas pessoais