Alfredo Sampaio Filho

De Porcopedia - A Enciclopedia do Palmeiras

ALFREDINHO
Alfredinho
Informações pessoais
Nome Completo Alfredo Sampaio Filho
Data de nasc. 07 de fevereiro 1927
Local de nasc. Cascavel (CE), Brasil
Altura
Peso
Informações profissionais
Posição Atacante
Clubes profissionais
Anos Clubes Jogos (gols)
Ceará
Sampaio Correia
Madureira
1952 Palmeiras 4 (0)
Linense
XV de Piracicaba
Comercial-SP
Seleção nacional
Anos Seleção Jogos (gols)
Brasil
Títulos
Anos Clubes Campeonato
1955 Santos Paulista
1956 Santos Paulista
1957 Grêmio Gaúcho

Alfredo Sampaio Filho, o Alfredinho, foi ex-centroavante e ponta-direita do Santos, em meados da década de 50. Na Vila, foi bicampeão paulista (55/56) no time ainda sem Pelé, mas que tinha Zito, Formiga, Vasconcelos, Manga, os irmãos Álvaro e Ramiro.

Biografia

No ano seguinte, conquistou outro título estadual, só que pelo Grêmio. Voltou ao Peixe, já com Edson Arantes do Nascimento. "Ele (Pelé) é que jogou comigo, pois eu já era bicampeão", costuma dizer Alfredinho.

Nascido na cidade cearense de Cascavel, no dia 7 de fevereiro de 1927, ele começou a jogar no próprio Ceará Sporting Club. Teve passagens também pelo Sampaio Correia, Madureira, Palmeiras, Linense e XV de Piracicaba. Pendurou as chuteiras no Comercial, de Ribeirão Preto, no início dos anos 60.

Depois, foi auxiliar-técnico de Lula no Santos. Ali, conquistou em 63 o título mais importante, o bicampeonato mundial contra o Milan, no Maracanã.

A partir daí, trilhou uma longa carreira de treinador, que lhe rendeu uma vivência de 50 anos no futebol – 18 como jogador e 32 como técnico.

Na função de comandante, Alfredinho tornou-se personagem folclórico no interior paulista, sendo apelidado até de “Bruxo”. Isso porque, segundo ele, fez a proeza de evitar 18 rebaixamentos em campeonatos estaduais. Diz que salvou do descenso, quatro vezes cada, Comercial, Botafogo e Marília.

No entanto, em 84, não conseguiu impedir a queda do Taquaritinga e, com o fim da magia, foi se distanciando do futebol. Atualmente, vive com a esposa aposentado em Ribeirão Preto cheio de história para contar aos cinco netos.


Estatísticas no Palmeiras

Ano Campeonatos Jogos Gols Marcados Cartões Amarelos Cartões Vermelhos
1952 Paulista
Total 4 0 ? ?
Jogos Vitórias Empates Derrotas
4 ? ? ?

Ferramentas pessoais